O e-mail marketing é considerado uma das ferramentas mais eficientes para fomentar o relacionamento com os clientes. Isso porque, por meio dele, é possível manter uma comunicação direta com o consumidor nas mais diversas etapas do processo de compras, que vão desde uma mensagem de boas vindas até um agradecimento pela confiança em realizar uma compra em sua loja.

Para que a estratégia de sua empresa dê certo, contudo, é preciso estar atento à relevância, segmentação e até mesmo à personalização do conteúdo enviado. Para isso, utilizar recursos de automação, por meio da identificação de perfis em sua lista de contatos e até mesmo a criação de regras de relacionamento é fundamental para o ganho de produtividade na ação, bem como para ampliar as oportunidades de negócios para a sua empresa. É aí que entra a régua de relacionamento, já ouviu falar?

O que é a régua de relacionamento?

A régua de relacionamento consiste no contato contínuo com seu cliente, independentemente da fase da relação que ele se encontra com a sua empresa. Como é costume dizer, “só é lembrado quem é visto”. Desta forma, esse recurso vem como um apoio para a manutenção do relacionamento com o cliente para que ele se lembre de sua empresa, produtos ou serviços, fomentando, assim, as conversões em vendas.

Uma das grandes vantagens da regra de relacionamento é que ela é trabalhada, como o nome já diz, em uma perspectiva de segmentação através de regras criadas conforme a necessidade do seu negócio.  Ou seja, para determinado perfil e ação realizada, mensagens são automaticamente enviadas com o auxílio de uma plataforma de e-mail marketing.

Neste contexto, a régua de relacionamento pode ser integrada, inclusive com os e-mails transacionais, que são aquelas mensagens enviadas a partir de uma ação realizada pelo cliente no site de sua empresa – a exemplo podemos citar o disparo automático de um e-mail ao cliente após a inscrição em sua newsletter com uma mensagem de boas vindas ou mesmo uma comunicação de agradecimento, após a realização de uma compra.

Ideias de mensagens para constituir a régua de relacionamento

Para a efetividade de sua estratégia, é preciso estreitar a relação com o seu consumidor. Por isso, selecionamos algumas ideias de mensagens para constituir a régua de relacionamento de sua empresa. Confira!

  • Mensagem após cadastros realizados
  • Comunicação durante o processo de compras
  • Relacionamento pós-venda
  • Estímulo de vendas para carrinhos abandonados

Mensagem após cadastros realizados

É nesta etapa que se inicia o relacionamento com o seu cliente. Por isso, ela é de extrema importância. Desenvolva um padrão de mensagem com informações relevantes ao seu cliente sem esquecer, é claro, de solicitar a confirmação do cadastro, as boas vindas e os benefícios em fazer parte de sua lista de contatos.

Comunicação durante o processo de compras

Existem diversas opções de mensagens para enviar durante o processo de compras em e-commerces. Confirmação de compra, de pagamento e o processo logístico – qual o status do produto adquirido, como o processamento do pedido, envio realizado, dentre outros.

Relacionamento pós-venda

Nesta fase você pode considerar o envio de mensagens que abordem o nível de satisfação com a experiência de consumo do cliente, em relação ao produto adquirido, prazos e política de trocas ou devoluções, por exemplo.

Estímulo de vendas para carrinhos abandonados

Segundo um estudo da CheetahMail, mensagens enviadas após o abandono do carrinho de compras geram receita 20% superiores aos tradicionais e-mails de ofertas. Diante disso, levando também em consideração que o fato de seu cliente ter chegado a essa fase do processo demonstra um interesse maior em efetivar a compra, essa mensagem não pode ser esquecida. Para reverter à situação você pode enviar um e-mail lembrando sobre as vantagens do produto abandonado ou até mesmo oferecer um benefício, como um desconto, por exemplo, para fomentar a conversão.

As opções não param por aí! Há as mensagens de aniversário, de “saudade” pela inatividade ou ausência por longa data, dentre outros. O ideal é analisar o perfil dos seus clientes e construir as regras ideais para a régua de relacionamento de sua empresa.

E você, já utiliza este recurso na estratégia de e-mail marketing do seu negócio? Qual tipo de mensagem gera mais resultados? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!